quarta-feira, 30 de junho de 2010

Porquê a mim?

Este livro que acabei de ler relata a história chocante de um ex-aluno da Casa Pia que foi vítima de abusos sexuais.
Quanto ao tema "Casa Pia" já nem vale a pena falar, toda a gente sabe o que é (ou foi) pois a notícia já está mais que gasta nos meios de comunicação social.
O que me cumpre dizer sobre este assunto? Acho que no processo "Casa Pia" há pessoas inocentes que estarão a ser acusados, bem como pessoas culpadas que ficarão para sempre impunes.
Esperemos que se faça justiça... mas uma coisa é certa: os traumas físicos e psicológicos que as vítimas sofreram, não há qualquer espécie de justiça que os possa apagar.
"Pela primeira vez na minha vida. Estou a ver a lua aos quadradinhos. É mesmo como nos filmes. Sentado no parapeito da janela. Olho para o céu e penso em como tudo podia ter sido tão diferente. Só me apetece chorar. Estou a aguentar as lágrimas desde esta manhã."

Assim se inicia o relato deste ex-aluno da Casa Pia de Lisboa. Abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo é entregue aos cuidados desta instituição. "Não te preocupes", dizem-lhe, "nunca te vão fazer mal".
Os primeiros tempos são difíceis. Louro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário que escreve à noite às escondidas.
Até que faz um amigo mais velho, o motorista. Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca.
Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão que por pouco não acabam da pior maneira.

Podem ler aqui no blog da Risonha.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O Profeta


Este livro foi-me dado a conhecer pela minha filha. Durante as aulas de Língua Portuguesa do 2º período, a professora de vez em quando lia uns excertos do livro para os alunos ouvirem e a míuda ficou encantada de tal forma, que me recomendou que comprasse o livro.
Li e adorei... é um livro lindo, que aborda uma infinidade de temas e que deve ser lido devagar, de modo a ser inteiramente "saboreado".
Como acho que as coisas boas devem ser partilhadas, neste momento já não tenho o livro comigo, ofereci-o a alguém por quem nutro um grande sentimento de amizade e que sei que gosta deste tipo de leitura. Há pessoas que passam pela nossa vida e deixam tatuada a marca da amizade e que mesmo estando longe são sempre lembradas.
Deixo-vos uns excertos do livro sobre o tema "Amizade", um valor muito esquecido nos dias de hoje. Uma coisa vos digo: um bom amigo não tem preço e, ao contrário do que muita gente apregoa, é insubstituível.

"O vosso amigo são os vossos desejos cumpridos. É o vosso campo que semeais com amor e colheis com gratidão. É a vossa mesa servida e o vosso átrio".
"Quando o vosso amigo vos diz o que pensa, não o receeis do vosso espírito nem o retenhais. E quando estiver silencioso, não deixe o vosso coração de escutar o seu coração."
"Quando vos separardes do vosso amigo, não vos entristeçais, porque aquilo que de melhor amais nele pode tornar-se mais claro na sua ausência..."
"E que o melhor que haja em vós seja para o vosso amigo."
"Pois para que serve o amigo se o procurais apenas para matar o tempo? Procurai-o sempre para as horas vivas."
"E que na doçura da amizade residam a alegria e a partilha dos prazeres. Pois no orvalho das coisas pequenas o coração encontra a sua manhã e se reanima."

Podem ler aqui no blog da Risonha.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um homem com sorte

Nicholas Sparks, consagrado internacionalmente como um dos maiores autores de ficção americana, excelente romancista e por mim muito apreciado, merece hoje aqui destaque com o ultimo livro que li dele.
"Um Homem com Sorte"
Deixo-vos aqui um breve resumo e recomendo muito este livro!

“Durante a maior parte da sua vida, Logan Thibault foi um homem que em tudo se podia considerar comum. Porém, nada de comum havia naquilo que estava prestes a acontecer-lhe. Quando encontra uma fotografia de uma mulher durante a guerra do Iraque, Logan Thibault passa, inexplicavelmente, a ser um homem com a sorte do seu lado, que sobrevive, sem ferimentos graves, a situações de indescritível perigo. A fotografia, que nunca ninguém chegou a reclamar, começa a ser encarada como um talismã e, de regresso aos EUA, Thibault não consegue deixar de pensar na mulher que lhe salvou a vida. Decidido a encontrá-la, percorre o país à sua procura, mas, assim que a encontra, o desenrolar dos acontecimentos foge rapidamente ao seu controlo, e o segredo que transporta consigo poderá custar-lhe tudo aquilo que lhe é querido. "

Das suas obras editadas em Portugal tenho e já li tudo, e adoro! A simplicidade da linguagem, a descrição ao pormenor que nos leva quase a entrar "em cena", o estilo de romance que tem tanto a ver com o mais comum dos mortais, a sensibilidade que nos toca fundo a cada desenrolar de situação da história. Ao ler cada livro dele, sinto-me numa espécie de mundo diferente, um mundo onde existe o verdadeiro romantismo... amor, carinho, amizade. Tão depressa me escorrem as lágrimas face abaixo como quase me perco numa alegria infindável. É como viver um sonho e acreditar que basta desejar muito, que ele acontece.

Só tenho um adjectivo para o classificar como pessoa e autor, FANTÁSTICO!

Podem ler aqui no blog da Cenourita.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O braço esquerdo de Deus

Desde que este livro foi lançado, assim que li a sua sinopse e as críticas bastante favoráveis que lhe eram feitas, fiquei cheia de vontade de o ler e o ter na minha estante.
Num passeio feito há algum tempo a Olhão, a minha filha, por artes e manhas, comprou o livro sem que eu percebesse e surpreendeu-me no Dia da Mãe com esta prenda que me deixou muito feliz.
A história é envolvente e, como na sub-capa do livro diz que este volume é o primeiro de uma trilogia, só espero que os outros volumes não demorem muito a ser lançados, pois fiquei muito curiosa com a continuação da narrativa.

A sua chegada foi profetizada. Dizem que ele destruirá o mundo. Talvez o faça...

"Escutem. O Santuário dos Redentores, em Shotover Scarp, é uma mentira infame, pois lá ninguém encontra santuário e muito menos redenção."
O Santuário dos Redentores é um lugar vasto e isolado - um lugar sem alegria e esperança. A maior parte dos seus ocupantes foi levada para lá ainda em criança e submetida durante anos ao brutal regime dos Redentores, cuja crueldade e violência têm apenas um objectivo - servir a Única e Verdadeira Fé.
Num dos lúgubres e labirínticos corredores do Santuário, um jovem acólito ousa violar as regras e espreitar por uma janela. Terá talvez uns catorze ou quinze anos, não sabe ao certo, ninguém sabe, e há muito que esqueceu o seu nome verdadeiro - agora chamam-lhe Cale.
É um rapaz estranho e reservado, engenhoso e fascinante. Está tão habituado à crueldade que parece imune a ela, até ao dia em que abre a porta errada na altura errada e testemunha um acto tão terrível que a única solução possível é a fuga.
Mas os Redentores querem Cale a qualquer preço... não por causa do segredo que ele sabe mas por outro que ele nem sequer desconfia.

Podem ler aqui no blog da Risonha.

domingo, 13 de junho de 2010

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Poderia acontecer um amor assim? De um gato por uma andorinha?
Jorge Amado escreveu esta história de amor para o seu filho João Jorge, em 1948, quando este completou um ano de idade. A história perdeu-se, e só foi editada em 1978, depois do seu filho a ter recuperado e ter levado a Carybé para a ilustrar.

Foi-me oferecido já eu era adulta, li com um sorriso no rosto e com lágrimas nos olhos. As histórias de amor podem doer, muitas vezes doem. Nada é perfeito, nem o amor nem as histórias de amor! Mas nada na vida é impossível, e o amor rompe muitas vezes a barreira do improvável e do impossível. Esta história de amor não é um conto de fadas e isso é que a torna ainda mais significativa. Fiquem a saber que pode mesmo morrer-se de amor!

Muitos sabem do meu amor aos animais, muitos sabem o sofrimento que se leva na alma quando eles estão doentes ou partem da nossa companhia. Este livro dedico-o ao Matias, gato que também é malhado, o meu companheiro de todos os dias, por me fazer sorrir, por me mostrar todos os dias que a saúde é mais importante que tudo o resto, e que os animais podem ser muito melhores que as pessoas, até nas histórias de amor conseguem ser mais fiéis. E isto não é amargura, é amor incondicional :)

Começa assim:

"O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e sua noivinha
Dom gato e dona Andorinha."

Não vou contar a história de amor, seria um crime fazê-lo. Merece ser lida, é um livro pequeno, barato e, sem as ilustrações de Carybé, não tem metade da graça :) Se puderem, leiam e saboreiem esta história de amor.
Da primeira vez que o li, sublinhei algumas frases que deixo aqui:

"Obrigada a acordar cedíssimo para apagar as estrelas que a Noite acende com medo do escuro. A Noite é uma apavorada, tem horror às trevas."

"No ramo de uma árvore a Andorinha Sinhá fitava o Gato Malhado e sorria-lhe. Somente ela não havia fugido. (...) Em torno era a Primavera, sonho de um poeta."

"Ela ria para todos, com todos se dando, não amava nenhum."

"É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer ele desperta, com a chegada da Primavera ou mesmo no rigor do Inverno."

" (...) temos olhos de ver e olhos de não ver, depende do estado do coração de cada um."

"É sempre rápido o tempo da felicidade. O Tempo é um ser difícil. Quando queremos que ele se prolongue, seja demorado e lento, ele foge às pressas, nem se sente o correr das horas. Quando queremos que ele voe mais depressa que o pensamento, porque sofremos, porque vivemos um tempo mau, ele escoa moroso, longo é o desfilar das horas."

"A poesia não está somente nos versos, por vezes ela está no coração, e é tamanha, a ponto de não caber nas palavras."

Jorge Amado, O gato Malhado e a Andorinha Sinhá - uma história de amor.

Podem ler aqui no blog dos Só Possuídos.