sábado, 9 de agosto de 2008

História do Rei Transparente

Aceitando, com muito prazer, o convite da Ameixinha , mostro um dos últimos livros de li e o que, dentre estes, mais me faz voltar a reler pedacinhos ou capítulos inteiros.
A autora, Rosa Montero, espanhola de Madri, já mereceu o Premio Grinzane Cavour 2005 de literatura estrangeira e o Premio Leer 2004 para melhor livro espanhol com A Louca da Casa.
Em História do Rei Transparente, ela nos leva para o mundo medieval em um romance cujo personagem, Leola, vestida com as roupas de ferro de um guerreiro morto num campo de batalha, atravessa os séculos XII e XII no espaço de uma vida e mostra o nascimento do individualismo e as raízes do Renascimento, bem como o surgimento de novas religiões cristãs por causa da intransigência da Inquisição.
Começa a narrativa assim: "Sou mulher e escrevo. Sou plebéia e sei ler. Nasci serva e sou livre. Vi coisas maravilhosas em minha vida. Fiz coisas maravilhosas em minha vida. Durante algum tempo, o mundo foi um milagre. Depois a escuridão voltou. A pena treme entre meus dedos a cada vez que o ariete investe contra a porta. ..."
Não vou contar mais não, se alguém já tiver lido, me conte o que achou.
Ao lado deste, venho olhando este livro interessante Corantes naturais da flora brasileira.- Guia Prático de Tingimento com Plantas. de Eber Lopes Ferreira, ilustrações de Hiroe Sazaki.
Após a apresentação e receitas de tingimento, cada planta tem uma lâmina encartada, com fios tingidos na cor e a receita de comoproceder em cada caso.

Pode ler aqui no blog da Márcia.

1 comentário:

carla disse...

gostaria de saber como faço para conseguir ler o livro, corantes naturais da flora brasileira.
desde já obrigada. Carla Abreu