Pode não ser literatura pura e dura, mas tem algo a ensinar de uma forma divertida e clara. Uma sugestão de leitura para quem é interessado em culinária e/ou para quem quer começar a interessar-se por este tema.
Conheci o blog do Alessander quando ele estava a comemorar o 1º ano de aniversário do Cuecas na Cozinha. Para a comemoração do 2º ano ele e a esposa, Cris, resolveram publicar um livro com o mesmo nome, onde incluem instruções, receitas e dicas acerca desse universo de alquimia que é uma cozinha. Para não falar das fotos lindíssimas da autoria da Cris :)
Segundo o Alessander, o livro "É um convite para quem pretende se aventurar pela deliciosa arte de receber em volta do fogão aqueles que realmente fazem diferença nessa vida."
Por isso, escreveu-o de forma ligeira, divertida e próxima, como se estivesse na presença dos leitores ou como se os leitores estivessem na cozinha dele.
No minímo é um título interessante, especialmente para quem vive em Portugal porque cá, quem usa cuecas, são as mulheres he he
Quer dizer, do jeito que o país está, tudo usa tanga ou fio dental, mas isso é outra história.
No fundo, o livro é um incentivo aos homens para que entrem na cozinha e façam um agrado às mulheres. Quem não gostava de ver o marido de avental (algumas até mesmo só de avental sem nada por baixo, confessem!!! he he) a preparar uma comidinha para nós, mulheres? Porque se os homens se conquistam pelo estômago, as mulheres não são muito diferentes. A carne é fraca e a gula é grande :) Além do mais, podem apanhar o gosto pela arte de cozinhar e descobrir um talento oculto que viu a luz do dia.
Olhem que, para quem tem mulheres preocupadas com a linha, também tem receitinhas leves e saborosas. Isso não é desculpa!
Outra coisa: há alguma coisa melhor que passar o serão com os amigos a partilhar estórias e boa comida? Especialmente quando essa comida é feita pelas nossas próprias mãos? Pode até haver mas não sabe tão bem quanto isso!
Eu li o livro de fio a pavio em pouco tempo e percebi que nele tem amizade, paixão, entrega... tanto pela culinária como pelas pessoas que fazem parte da vida do autor. Porque tal como ele aconselha: "Não perca o seu tempo com quem não vale a pena."
O melhor é alimentar as amizades, as parcerias, o companheirismo, as partilhas. Alimentar a alma mas também o corpo, porque saco vazio não se aguenta de pé :)
Eu já fiz uma receita retirada do livro dele e tenho outras para experimentar.
Existe uma divisão no livro que consta de pratos para curtir a dois e pratos para dividir com os amigos mas isso não é rigoroso. Na cozinha, tudo é possível e passível de ser dividido a dois ou dividido por um batalhão. O que é preciso é ter vontade!
Para mais informações acerca do livro, para conhecerem o Alessander e o blog dele recheado de receitas e fotos fantásticas, é só acessar aqui.
7 comentários:
Deve ser bem interessante, este livro. Útil e divertido. Afinal na cozinha passa-se muita coisa, desde o trivial até ao mágico.
Até os meus gatos agora passam a vida na cozinha, assim que sentem um cheirinho, aí vão eles...
Qdo criei o m/ blog, o "Cuecas na Cozinha" foi dos 1ºs a ir para a minha lista de favoritos, mas confesso que, com a crescente falta de tempo, acabei por lhe perder um pouco o rasto. Mas vou voltar!
Mas os homens em Braga não usam cuecas? Não me digas que usam "slips" :)) ou só usam boxers? aqui usam cuecas! podem ser de vários formatos, mas não deixam de ser cuecas, ora essa! hehehe
Cláudia, eu nunca vi nenhum homem de cuecas, ou é slips ou boxers. Será que tenho que ir aí para conhecer um homem de cuecas? he he
O livro é muito divertido e tem fotos e receitas deliciosas :)
Oh Ameixinha, slips e cuecas , basicamente, é o mesmo. É mais fino dizer slips do que cuecas que soa assim meio bárbaro. As meninas não usam cuecas usam calcinhas que é mais feminino! ehehehe. Estou a gostar destes eufemismos.
Quanto ao livro acho uma boa proposta para férias, light, a criar cumplicidades a dois ou mais, lúdico e prático.Parabéns!
Ameixa, cuecas ou slips, é o mesmo...hehe.
Este livro deve ser um delirio, descontraido.
Bjsss
Pode ser o mesmo mas tem um nome diferente, por alguma razão há-de ser.
Ó Noémia, calcinha é no Brasil he he
Ameixa não sabe a emoção que me provocou essas palavras que escreveu por aqui. Não há nada melhor para um autor do que ver que suas intenções foram perfeitamente assimiladas por quem lê o seu livro.
Foi escrito com carinho e o recebeste com carinho. Melhor presente não há.
bjs
Alessander
www.cuecasnacozinha.com
Alessander, fico feliz que tenhas gostado. Não sabia o que ias achar disto mas, pelos vistos, consegui passar a ideia correcta do livro :)
Senti muito carinho e só me resta retribuir!
Obrigada!
Enviar um comentário