domingo, 1 de agosto de 2010

A Casa dos Espíritos


Não sou muito apologista de ler o mesmo livro duas vezes (embora haja livros que já os tenha lido de segunda e até de terceira vez), mas esta obra de Isabel Allende foi um destes casos.
Há alguns anos atrás vi o filme "A Casa dos Espíritos", com a magnífica interpretação de Jeremy Irons e Meryl Streep e gostei bastante de o ver. Após ver o filme li o livro e nessa altura achei-o uma seca.
Agora, bastantes anos mais tarde, resolvi pegar outra vez nesta obra e, talvez seja por já estar mais "madura", adorei a obra.

Clássico indiscutível da literatura contemporânea, este romance relata a turbolenta história de uma poderosa família de latifundiários, os Trueba, ao longo de quase cem anos. A dura realidade da terra e o mundo espiritual e mágico entrelaçam-se através de diferentes gerações do romance, forjado à volta do forte carácter do patriarca, Esteban Trueba, e da sensibilidade de Clara, capaz de tocar o mundo dos espíritos com a sua mente.
Envolvidos numas dramáticas relações familiares, as personagens encarnam as tensões sociais e espirituais da sua época até configurar uma espécie de parábola sobre o destino colectivo da América Latina.

Podem ler aqui no blog da Risonha.

2 comentários:

Maria Lúcia disse...

Oi
É bom saber um pouquinho
sobre o queremos ler.
Eu passeando encontrei
o seu blog cheio
de leitura pra escolher
um bom livro.
Obrigada pela dica.
Beijos...
Lúcia.

Anónimo disse...

Há livros que são apaixonantes e que gosto ler de tempos a tempos, porque se descobre sempre algo que fica escondido... Ou permite-nos mesmo reflectir sobre as diferentes interpretações que fazemos com o passar do tempo.
Adorei este livro e a adaptação ao cinema! A personagem de Meryl Streep é fascinante, bem como o seu percurso durante a história.
Boas leituras!