sábado, 25 de julho de 2009

Cuecas na Cozinha - Escola de maridos & afins


Pode não ser literatura pura e dura, mas tem algo a ensinar de uma forma divertida e clara. Uma sugestão de leitura para quem é interessado em culinária e/ou para quem quer começar a interessar-se por este tema.

Conheci o blog do Alessander quando ele estava a comemorar o 1º ano de aniversário do Cuecas na Cozinha. Para a comemoração do 2º ano ele e a esposa, Cris, resolveram publicar um livro com o mesmo nome, onde incluem instruções, receitas e dicas acerca desse universo de alquimia que é uma cozinha. Para não falar das fotos lindíssimas da autoria da Cris :)

Segundo o Alessander, o livro "É um convite para quem pretende se aventurar pela deliciosa arte de receber em volta do fogão aqueles que realmente fazem diferença nessa vida."
Por isso, escreveu-o de forma ligeira, divertida e próxima, como se estivesse na presença dos leitores ou como se os leitores estivessem na cozinha dele.

No minímo é um título interessante, especialmente para quem vive em Portugal porque cá, quem usa cuecas, são as mulheres he he
Quer dizer, do jeito que o país está, tudo usa tanga ou fio dental, mas isso é outra história.

No fundo, o livro é um incentivo aos homens para que entrem na cozinha e façam um agrado às mulheres. Quem não gostava de ver o marido de avental (algumas até mesmo só de avental sem nada por baixo, confessem!!! he he) a preparar uma comidinha para nós, mulheres? Porque se os homens se conquistam pelo estômago, as mulheres não são muito diferentes. A carne é fraca e a gula é grande :) Além do mais, podem apanhar o gosto pela arte de cozinhar e descobrir um talento oculto que viu a luz do dia.

Olhem que, para quem tem mulheres preocupadas com a linha, também tem receitinhas leves e saborosas. Isso não é desculpa!

Outra coisa: há alguma coisa melhor que passar o serão com os amigos a partilhar estórias e boa comida? Especialmente quando essa comida é feita pelas nossas próprias mãos? Pode até haver mas não sabe tão bem quanto isso!

Eu li o livro de fio a pavio em pouco tempo e percebi que nele tem amizade, paixão, entrega... tanto pela culinária como pelas pessoas que fazem parte da vida do autor. Porque tal como ele aconselha: "Não perca o seu tempo com quem não vale a pena."
O melhor é alimentar as amizades, as parcerias, o companheirismo, as partilhas. Alimentar a alma mas também o corpo, porque saco vazio não se aguenta de pé :)

Eu já fiz uma receita retirada do livro dele e tenho outras para experimentar.
Existe uma divisão no livro que consta de pratos para curtir a dois e pratos para dividir com os amigos mas isso não é rigoroso. Na cozinha, tudo é possível e passível de ser dividido a dois ou dividido por um batalhão. O que é preciso é ter vontade!

Para mais informações acerca do livro, para conhecerem o Alessander e o blog dele recheado de receitas e fotos fantásticas, é só acessar aqui.

7 comentários:

Cláudia Marques disse...

Deve ser bem interessante, este livro. Útil e divertido. Afinal na cozinha passa-se muita coisa, desde o trivial até ao mágico.
Até os meus gatos agora passam a vida na cozinha, assim que sentem um cheirinho, aí vão eles...

Qdo criei o m/ blog, o "Cuecas na Cozinha" foi dos 1ºs a ir para a minha lista de favoritos, mas confesso que, com a crescente falta de tempo, acabei por lhe perder um pouco o rasto. Mas vou voltar!

Mas os homens em Braga não usam cuecas? Não me digas que usam "slips" :)) ou só usam boxers? aqui usam cuecas! podem ser de vários formatos, mas não deixam de ser cuecas, ora essa! hehehe

ameixa seca disse...

Cláudia, eu nunca vi nenhum homem de cuecas, ou é slips ou boxers. Será que tenho que ir aí para conhecer um homem de cuecas? he he
O livro é muito divertido e tem fotos e receitas deliciosas :)

Noémia disse...

Oh Ameixinha, slips e cuecas , basicamente, é o mesmo. É mais fino dizer slips do que cuecas que soa assim meio bárbaro. As meninas não usam cuecas usam calcinhas que é mais feminino! ehehehe. Estou a gostar destes eufemismos.
Quanto ao livro acho uma boa proposta para férias, light, a criar cumplicidades a dois ou mais, lúdico e prático.Parabéns!

Abelha Maia disse...

Ameixa, cuecas ou slips, é o mesmo...hehe.
Este livro deve ser um delirio, descontraido.
Bjsss

ameixa seca disse...

Pode ser o mesmo mas tem um nome diferente, por alguma razão há-de ser.
Ó Noémia, calcinha é no Brasil he he

Alessander Guerra disse...

Ameixa não sabe a emoção que me provocou essas palavras que escreveu por aqui. Não há nada melhor para um autor do que ver que suas intenções foram perfeitamente assimiladas por quem lê o seu livro.

Foi escrito com carinho e o recebeste com carinho. Melhor presente não há.

bjs
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

ameixa seca disse...

Alessander, fico feliz que tenhas gostado. Não sabia o que ias achar disto mas, pelos vistos, consegui passar a ideia correcta do livro :)
Senti muito carinho e só me resta retribuir!
Obrigada!