quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A filha do Capitão


Um romance de José Rodrigues dos Santos, de que gostei bastante.
Este romance inicia-se no fim do séc. XIX, quando nasce Afonso Brandão, num ambiente bem pobre, no Ribatejo.
É um livro imperdível para quem gosta de história.
Foca essencialmente o fim da monarquia e o início (bem conturbado) da república.
Mas o assunto principal é a 1.ª Guerra Mundial, vista - e sofrida - pelo lado português.
Também interessante pelas dúvidas do capitão Afonso (que são também minhas!) sobre onde começa o destino e acaba o livre arbítrio.
(O que nos acontece está pré destinado?)Vale a pena ler!

Podem ler aqui no blog da Saltapocinhas.

9 comentários:

risonha disse...

nunca li mas está na minha lista de próximas aquisições.

Izabelle Costa disse...

Pto, mais um que vai para a lista.

Mónica disse...

É muito bom mesmo. Já o li e anda há já algum tempo para colocar a minha opinião mas, de tão bom que é, quero-lhe fazer justiça na minha apreciação, pelo que ainda não terminei o texto.

saltapocinhas disse...

eu compreendo-te Mónica, mas não gosto de escrever muito acerca de uma obra..
não faz sentido copiar a informação que vem no livro, pois essa está no livro e também disponível nas páginas da editora ou das livrarias on line.
Prefiro dar apenas uma opinião pessoal, com a qual os outros podem concordar ou não, mas terão de ler primeiro!
No entanto, fico à espera de ler as tuas opiniões!!

Ana Isabel Pedroso disse...

Se gostaste deste livro, experimenta ler "A Servidão Humana" de Somerset Maugham.
Foi o José Rodrigues dos Santos, que me recomendou, depois de eu ter feito um comentário ao livro, "A Filha do Capitão".

Boas leituras!!!

Sandra C. disse...

Olá, este foi o 1º livro do José Rodrigues dos Santos que li e adorei!!
Foi uma verdadeira surpresa...
Aconselho mesmo muito...

Sandra C.

Cininha disse...

Nunca li nada dele, como não gosto da pessoa não me "puxa" mas parece que tem grandes fãs e escreve bem.
bjs

magarça disse...

Vou pedir à minha mãe que me empreste. Ela já o leu e também gostou..

Maria Vitamina disse...

Já perguntei por este na livraria, adoro romances históricos...