quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Crime no Expresso do Oriente

Agatha Christie nasceu em 1890, filha de pai americano e mãe inglesa. Passou a infância em Devonshire e cedo se familiarizou com a literatura inglesa, através da leitura de Charles Dickens e Jane Austen. Mais tarde seria leitora fervorosa de Sherlock Holmes. A sua educação escolar não foi além de dois anos de estudo de canto e piano em França.

Em 1915 casou-se com o coronel Archibald Christie de quem se separou em 1926. Quatro anos mais tarde casou-se com Sir Max Mallowan, famoso arqueólogo e professor da Universidade de Oxford que acompanhou em numerosas viagens e expedições arqueológicas. Até à sua morte, Agatha Christie escreveu as mais empolgantes ficções policiais, criando personagens curiosíssimas, tais como o celebérrimo Hercule Poirot, Miss Marple, Tuppence e Tommy, o superintendente Battle e Ariadne Oliver.

A obra de Agatha Christie permanecerá no património cultural internacional como testemunho inesquecível da extraordinária capacidade humana nos domínios da ficção, do raciocínio e do conhecimento da psicologia do comportamento - , obra imorredoira a vários títulos e retrato imperecível de uma época e de um modo de encarar os conflitos fundamentais da vida.



Este livro é daqueles que se calhar toda a gente leu. Ou viu o filme. Ou as duas coisas. Ou o tem na mesinha de cabeceira. Ou na estante. Ou viu na FNAC. Ou na Bertrand. Ou já ofereceu a alguém. Ou já lhe foi ofertado. Ou não.

Claro que não conto a história, mas cheira-me que deve ter havido um crime no Expresso do Oriente…~

Ah, e este é o 13º volume da colecção Vampiro, editada pela Editora Livros do Brasil, SA, com sede na Rua dos Caetanos, 22. Tel. 346 26 21 - Lisboa. (ulha, não tem código postal e o nº de telefone não começa por 21 – estranho…).


Podem ler aqui no blog do Cupido.

4 comentários:

Isabel disse...

Adoro Agatha Christie e já li muitos livros dela, mas por acaso nunca li este. Ai, que a minha lista está a aumentar. Onde é que eu vou arranjar tempo para ler tanta coisa?

Tommy disse...

A propósito de Agatha Christie e outros temas afins, convido você e a todos para conhecerem três blogs lançados em 2008...

A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
http://acasatorta.wordpress.com

Cinema é Magia
http://cinemagia.wordpress.com

Somente Boas Notícias
http://somenteboasnoticias.wordpress.com

Um abraço.
Tommy Beresford

Pipas disse...

Este livro é capaz de ser o mais conhecido dela, devido talvez em parte ao filme.
Este livro foi dos primeiros que li quando comecei a ler "livros a sério" no início da minha adolescência a minha mãe tinha vários dela na colecçâo Vampiro Grande que trazia 2 livros juntos.
Ainda hoje passados tantos anos e relido várias vezes é um livro que me marca.

Monica Loureiro disse...

Menina, nunca tinha lido nada de AGATHA CHRISTIE. Comprei o primeiro livro dela numa promoção recentemente...O CASO DOS DEZ NEGRINHOS. Voce já leu ?

Gostei do seu Blog, gosto muito de ler.Estou com uma "promoção" no meu Blog INVENTADEIRA DE MODA e vou gostar muito de ler suas sugestões.Preciso de pessoas sensíveis para me ajudar neste "projeto".